BEM-ESTAR

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

ESTOU TENTANDO MELHORAR

  1. A todos os simpáticos visitantes da minha página, tendo como tema base a nutrição e a saúde, agradeço a paciência. Com 74 anos e apenas instrução primária, a apresentação do texto não é o que eu queria. Estou aprendendo a fazer melhor, com o excelente apoio do programa Novas Oportunidades. Espero aprender muito mais em informática e concluir o 9º ano. Seguirei publicando as minhas postagens, sempre com a ajuda do Manual de informação " Bem - Estar ". A próxima, terá por tema gorduras. Até sempre.

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

FIBRAS


AS FIBRAS DIETÉTICAS NÃO SÃO NUTRIENTES PROPRIAMENTE DITOS, MAS PROVARAM SER DE GRANDE IMPORTÂNCIA PARA O NOSSO BEM-ESTAR. SÃO CONTITUIDAS POR HIDRATOS DE CARBONO DE COMPLEXOS VEGETAIS NÃO DIGESTÍVEIS E DESEMPENHARAM UM PAPEL IMPORTANTE NO FUNCIONAMENTO SAUDÁVEL DO SISTEMA GASTRINTESTINAL.



Há dois tipos de fibras, essencialmente contidas nas paredes das células de plantas:


- Fibras insolúveis - como celulose, hemi-celulose e linhina


- Fibras solúveis - como as gomas, pectinas e amidos resistentes


Principais funções


As fibras actuam ao nível da regulação da digestão e da mobilidade intestinal, devido à sua capacidade de ligação à água, o que resulta num maior volume de dejectos. São igualmente benéficas na flora intestinal (fibras solúveis) .

Uma dieta rica em fibras reduz a absorção de lípidos e colesterol através da alimentação. As fibras ajudam igualmente a controlar o consumo total de energia ao induzirem uma sensação de saciedade.


Necessidades diárias


Um consumo dietético total de, pelo menos, 25-30 g por dia, é considerado desejável.


Fontes de fibras


A maior parte dos alimentos vegetais contêm ambos os tipos de fibras, mas podem ter mais de do que de outro. Os frutos e vegetais contêm geralmente uma mistura igual dos dois tipos de fibras.


Tipo Fonte


Solúveis Aveia, maçãs, inulina ( chicória ) , amoras, peras, cenouras.


Insolúveis Cereais integrais, farelos integrais, alguns vegetais crus, como a couve.

sábado, 23 de fevereiro de 2008

HIDRATOS DE CARBONO


OS HIDRATOS DE CARBONO FORNECEM ENERGIA A PARTIR DE UMA VARIEDADE DE ALIMENTOS BASE, TAIS COMO O PÃO, BATATAS, ARROZ E MASSA. OS HIDRATOS DE CARBONO SURGEM EM VÁRIAS FORMAS. A MAIS COMUM E ABUNDANTE SÃO OS AÇÚCARES, FIBRAS E AMIDOS.

O elemento de construção de um hidrato de carbono é uma molécula do açúcar, uma ligação simples de carbono, hidrogénio e oxigénio. Os amidos e fibras são essencialmente sequêcias de moléculas de açúcar.
Os hidratos de carbono agrupam-se em duas categorias principais. Hidratos de carbono simples, que incluem açúcares tais como o açúcar de fruta(frutose), açúcar do milho ou da uva (dextrose ou glicose) e o açúcar de mesa(sucrose). Os hidratos de carbono complexos incluem todas as substâncias formadas a partir da associação de três ou mais açúcares.
O sistema digestivo processa todos os hidratos de carbono de forma semelhante- desintegra-os (ou tenta desintegrá-los) em moléculas de açúcar simples dado que apenas estas são suficientemente pequenas para poderem ser absorvidas na corrente sanguínea. A glicose ( tambem conhecida como açúcar no sangue) , é utilizada em todas as células como fonte de energia universal.
A fibra é uma excepção. É constituída de forma a que não pode ser desintegrada em moléculas de açúcar, passando assim para o organismo essencialmente não digerida.

Fontes de hidratos de carbono

Tipo Fonte

Natural Pão, açúcar, batatas, arroz e massa

Outros Açúcar de mesa, de frutas naturais, de milho ou de uva.

domingo, 17 de fevereiro de 2008

EU VI A LEBRE


Cão estúpido! Cão estúpido!

Este meu cão deve ser o cão mais estúpido do planeta ! Assim vuciferava o dono ao constatar que o seu animal de estimação ladrava sem parar, olhando sempre no mesmo sentido. Não conseguindo alterar esta situação, o estupefacto senhor decidiu soltar o animal. Este, corre no sentido onde tinha o olhar quando estava preso e ataca sem parar o objecto dos seus latidos, a lebre. Após umas quantas piruetas desta, consegue caçá-la. Perante tal habilidade o dono muda totalmente de atitude. Acariciando o bicho, dizia sem parar : és o cão mais esperto do planeta!!!

Eu tambem vi esta lebre em forma de uma oportunidade. Vou caçá-la? Falta muito pouco.

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

PROTEÍNAS

AS PROTEÍNAS CONTITUEM UM DOS PRINCIPAIS NUTRIENTES DOS ALIMENTOS, SENDO POR ISSO DESIGNADOS MACRONUTRIENTES. OS AMINOÁCIDOS SÁO OS COMPOSTOS ORGÂNICOS QUE SE COMBINAM PARA FORMAR PROTEÍNAS. O CORPO HUMANO REQUER PROTEÍNAS COMO FONTE DE AMINOÁCIDOS E COMO FONTE DE ENERGIA.

As proteínas são constituidas por 20 aminoácidos principais, 8 (10 ) dos quais são classificados como essenciais, enquanto que os restantes podem ser sintetizados no ser humano.
Os aminoácidos essenciais não podem ser produzidos pelo corpo, pelo que têm de ser fornecidos pela alimentação. São eles: lisina, leucina, isoleucina, metionina, fenilalanina, treonina, tripofano, valina, histidina ( essencial para as crianças ) e arginina ( semi-essencial ) .

Função dos aminoácidos

As proteínas, ou melhor, os amonoácidos nelas contidos, representam os elementos de construção da vida humana, necessários ao crescimento e manutenção das estruturas celulares em todos os órgãos.

Necessidades diárias

Em circunstâncias normais, um fornecimento proteico de 0,8-1,0 g por kg de peso do corpo, por dia, é considerado suficiente no adulto.

Fontes de aminoácidos

A qualidade das proteínas depende do seu teor de aminoácidos essenciais e da sua relação uns com os outros. Em geral, as proteínas animais são de qualidade mais elevada do que as proteínas vegetais, uma vez que o padrão de aminoácidos essenciais corresponde mais ao padrão dos requisitos humanos. Por outro lado, determinadas combinações de diversas fontes de proteínas , tanto animais como vegetais, podem igualmente originar proteínas de qualidade muito elevada. Uma excelente fonte de proteínas vegetais de alta qualidade são os legumes, em especial a soja.

Tipo Fonte

Animal Carne, peixe, ovos

Plantas Soja e outros legumes, batatas e cereais integrais

Lacticínios Leite, queijo




Informação - Manual de Bem-estar da NUTRILITE