BEM-ESTAR

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

BOM DEMAIS PARA SER VERDADE

Falando de suplementos, encontrei no livro "O poder curativo das vitaminas e dos minerais" esta excelente ajuda que, com a devida vénia, transcrevo.

Quando vemos o rótulo de um suplemento em que se menciona uma diversidade de benefícios de uma única planta medicinal, podemos interrogar-nos se não será um exagero publicitário. Mas alguns suplementos têm na realidade efeitos múltiplos bem documentados e as afirmações enganosas são pouco prováveis porque os fabricantes de suplementos alimentares são obrigados a respeitar normas legais para a publicidade. Pense-se por exemplo, no chá verde, cujos benefícios podem incluir a protecção contra a doença cardíaca, a inibição da acção bacteriana, uma acção complementar no controle de diversos cancros, o combate à cárie dentária e o reforço do sistema imunitário. Dado que no chá verde foram identificados vários componentes activos, não surpreende muito que ele possa, na verdade, possuir tais benefícios.
Muitos medicamentos vulgares começam por ser criados com um determinado objectivo. À medida que mais pessoas os tomam e os seus efeitos são estudados, novas utilizações vão surgindo. Imagine um medicamento que cure dores de cabeça, alivie a artrite, ajude a evitar as doenças cardíacas, diminua a dor das lesões desportivas e reduza o risco do cancro do cólon. Trata-se, evidentemente, da aspirina e a sua precursora veio de uma fonte vegetal: a casca do salgueiro-branco.

1 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]



<< Página inicial