BEM-ESTAR

sábado, 22 de dezembro de 2007

CLORETO

TAL COMO O SÓDIO, O OUTRO MINERAL COMPONENTE DO SAL, O CLORETO, É IGUALMENTE ESSENCIAL À VIDA. O CLORETO É O PRINCIPAL ANIÃO ( ELECTRÓLITO NEGATIVO ) QUE SE ENCONTRA FORA DAS CÉLULAS E NO SANGUE.


A deslocação do cloreto ( movimentos de entrada e saída dos glóbulos vermelhos ) é esencial para a manutenção do equilíbrio ácidos/bases no sangue. Assim, o cloreto é importante para ajudar a manter um equilíbrio normal dos fluidos.
O cloreto é tambem uma parte necessária do ácido clorídrico produzido pelo estômago e fundamental para a digestão da maioria dos alimentos.
A maior parte do cloreto é ingerida a partir do sal de mesa, mas este mineral está presente, em quantidades re duzidas, na maioria dos alimentos de orígem animal e vegetal, bem como nas bebidas, incluindoa água.
Não existe uma DDR UE estabelecida mas, em geral, um consumo diário de 800 mg é considerado como suficiente.

Fontes de cloreto

Natural - Água e outros líquidos bebíveis.

POTÁSSIO / CLORETO

COM VOTOS DE FELIZ NATAL, MAIS COISAS SOBRE MINERAIS


O POTÁSSIO É UM MINERAL QUE, NO NOSSO ORGANISMO, ACTUA COMO ELECTRÓLITO CONTIDO NO INTERIOR DAS CÉLULAS. O POTÁSSIO FUNCIONA EM CONJUNTO COM OS DOIS OUTROS ELECTRÓLITOS, SÓDIO E CLORETO. O CORPO PERDE ELECTRÓLITOS ATRAVÉS DA TRANSPIRAÇÃO, PELO QUE TÊM DE SER REPOSTOS POR MEIO DA ALIMENTAÇÃO.


Função do potássio

- Ajuda a regular o equilíbrio ácidos/bases e água nos fluidos corporais, a partir de dentro da célula.
- Activa uma série de enzimas.
- Está envolvido nos sistemas de transporte das membranas celulares.
- Necessário para o funcionamento correcto das células nervosas no cérebro e em todo o corpo.

Necessidades diárias

De momento, não existe ainda uma DDR UE definida, mas uma absorção diária de 2g é considerada como suficiente, em condoções normais.

Fontes de potássio

Animal - salmão, bacalhau. sardinhas, bife.
Lacticínios - leite de vaca, iogurte.
Plantas - espinafres, batatas, bananas, pêssegos.

domingo, 9 de dezembro de 2007

SÓDIO

O SÓDIO É UM INERAL ESSENCIAL E, JUNTAMENTE COM O CLORETO, É CONHECIDO COMO SAL DE MESA.
TAL COMO O POTÁSSIO, ACTUA COMO ELECTRÓLITO E EXERCE FUNÇÕES SEMELHANTES, MAS FORA DAS CÉLULAS, NOS LÍQUIDOS EXTRACELULARES.

Função do sódio

- Ajuda aregular o equilíbrio ácidos/bases e o equilíbrio hídrico nos fluidos orgânicos, a partir do exterior das células.

- Ajuda a regular a pressão sanguínea.

- Intervem nos sistemas de transporte das membranas celulares.

- Necessário a um funcionamento correcto dos músculos e nervos.

O excesso de sódio no organismo está associado a um aumento da pressão sanguínea (hipertensão) e á retenção de líquidos (edema) . É fácil absorver sódio em excesso, sobretudo em dietas ricas em alimentos pré-preparados. O consumo médio diário de sódio no europeu varia entre 3 e5 g (cerca de 8 a 11 g de sal), o que excede largamente as necessidades dietéticas, calculadas entre 0,6 e 1,5 g por dia.

Fontes de sódio

- Natural- Sal de mesa

-Lacticínios - Leite

- Plantas - Vegetais, condimentos

ELECTRÓLITOS

Os electrólitos são substâncias que se transformam em iões em solução, adquirindo a capacidade de condutores de electricidade. O equilíbrio dos electrólitos no nosso organismo é essencial para o funcionamento normal das células e dos órgãos.
Os electrólitos afectam a quantidade de água no corpo, o ph do sangue, a acção muscular e outros processos importantes.