BEM-ESTAR

segunda-feira, 24 de setembro de 2007

VITAMINAS DO COMPLEXO B


As vitaminas B são essenciais para uma vasta série de funções vitais, mas a sua tarefa mais importante é contribuir para a libertação de energia dos hidratos de carbono, gorduras e proteínas. Existem 8 vitaminas hidro-solúveis pertencentes a este grupo, todas elas actuando como coenzimas. As vitaminas B são essenciais ao metabolismo dos hidratos de carbono em glicose, a qual fornece a energia necessária ao ser humano. São ainda necessárias na desintegração de gorduras e proteínas, contribuem para a saúde dos glóbulos vermelhos, bem como para o funcionamento normal do sistema nervoso.



Necessidades diárias


Em quase todos os grupos populacionais da Europa, o fornecimento de ácido fólico através da alimentação normal não é suficiente para cobrir as doses diárias recomendadas; da mesma maneira, para muitos idosos, um consumo suficiente de B12 e B6 é considerado crítico.


As vitaminas B são hidro-solúveis e, como tal, devem ser constantemente fornecidas pela alimentação.



Funções das vitaminas B


Tiamina (B1 ) actua ao nível do metabolismo dos hidratos de carbono em glicose para produzir energia e é importante para o funcionamento correcto do sistema nervoso.


Riboflavina (B2 ) é impoirtante na manutenção da pele, membranas mucosas, olhos e revestimento dos nervos.


Niacina (B3) contribui para a manutenção da saúde da pele, nervos e tracto gastrintestinal.


Ácido pantoténico (B5) é importante no metabolismo humano, como parte de enzimas e hormonas, e está envolvida na síntese da hemoglobina.


Piridoxina (B6) é importante para o metabolismo dos aminoácidos, para produção de glóbulos vermelhos, bem como tecidos nervosos e pele.


Ácido fólico (B9) está envolvido em muitas funções, incluindo a divisão celular no sistema nervoso, sangue e tecidos do corpo.


Cianocobalamina (B12) é utilizada na formação de células sanguíneas e contribui para o funcionamento correcto do sistema nervoso.


Biotina é necessária ao metabolismo e ao crescimento noamal do ser humano, em especial no que diz respeito à formação de ácidos gordos, anticorpos e enzimas digestivas, bem como à desintegração de alguns amino-ácidos. São sugeridos potenciais efeitos benéficos da biotina em perturbações tais como a calvície e determinados tipos de dermatite, embora não se disponha ainda de dados conclusivos a esse respeito.


Fontes de vitamina B - Pão,cereais, sementes, legumes de folha verde, fígado, leite elacticíneos, ovos.


Fonte desta informação é o manual do mesmo nome deste blog, editado pela Nutrilite.

sexta-feira, 21 de setembro de 2007

SOBRE A VITAMINA K

É o nome dado a um grupo de vitaminas lipo-solúveis, necessárias à coagulação normal do sangue e à síntese das proteínas do plasma , ossos e rins. As principais formas são filoquinona ou fitomenadiona (K1) e a forma bacteriana menaquinona (K2).

FUNÇÕES

A vitamina K é importante para a síntese de proteínas necessárias à coagulação sanguínea. Ela actua através da síntese de osteocalcina, uma proteína, no controlo da calcificação óssea e dos tecidos, podendo ajudar a prevenir a calcificação das artérias e outros tecidos moles (uma consequência indesejável do envelhecimento) .
A vitamina K2 é normalmente produzida pelas bactérias no intestino humano e uma carência dietética é extremamente rara ( a menos que os intestinos se encontrem gravemente afectados) . Nã há uma dose diária recomendada UE estabelecida, mas está prevista uma recomendaçao dietética diária de 75 microgramas.

FONTES NATURAIS DE VITAMINA K

Espinafre, alface, couve, couve-flor, farelo de trigo, carnes de órgãos, cereais, alguns frutos, carnes, lacticínios e ovos.

terça-feira, 18 de setembro de 2007

ASAFA POWELL

Poque será que o homem mais rápido do mundo é cada vez mais rápido, baixando o seu próprio tempo nos 100 metros de 9.77 para 9.47 segundos?
Eu, que não sou corredor, penso que sei o motivo destes sucessos. É que Asafa Powell continua a tomar o complexo de multivitaminas, multiminerais e fitonutrientes que dá pelo nome de DOUBLE X.
Atitude inteligente!

segunda-feira, 17 de setembro de 2007

MARAVILHAS DA VITAMINA E


A vitamina E é uma vitamina liposolúvel que se encontra em diversas variações, cada uma das quais possui uma actividade biológica diferente. A forma mais activa da vitamina E no ser humano, chama-se alfatocoferol. Os tocoferóis actuam como destruidores dos radicais livres e protegem os lípidos e as estruturas lipídicas do organismo contra os danos oxidativos.



FUNÇÕES


-Protege as membranas celulares com as suas estruturas lipóides altamente sensíveis, protegendo-as dos danos dos radicais livres, responsáveis pela desintegração e pela doença.


-Protege outros agentes activos como a vitamina A, hormonas e enzimas.


-Funciona ainda através da sua capacidade para bloquear a formação de nitrosaminas (agentes carcinogénicos que se formam no estômago a partir das nitrites que se encontram em muitos alimentos pré-cozinhados).



FONTES NATURAIS


Amendoins, amêndoas e a maioria das nozes e óleo das nozes.

Legumes de folha verde, como couve, espinafre e bróculos.




Se fazemos uma alimentação adequada, beneficiamos destes benefícios. Se precisamos de recorrer a suplementos, uma informação: o d-alfa-tocoferol é uma forma natural e possui actividade mais elevada. O dl-alfa tocoferol, é uma forma sintética e possui uma actividade apenas ligeiramente superior a metede das formas de tipo natural.