BEM-ESTAR

segunda-feira, 30 de abril de 2007

COMO O PIRLITEIRO DEVE SER USADO

Para uma melhor identificação. É um arbusto de 2 a 4 metros, folhas caducas, flores brancas ou rosadas (Abril a Junho). As partes da planta que utilizamos, são as flores em botão e os pequenos frutos vermelhos, (fins de Setembro). Podemos utilizar tambem as folhas, pois tudo isto contem: pigmentos flavónicos, aminas, derivados terpénicos, histamina, tanino e vitamina C.
Nós usamos esta planta em infusão da seguinte forma: 15 gramas de flores secas para 1 litro de água fervente, infundir 10 minutos; duas chávenas por dia durante 20 dias. Bom apetite!

sábado, 28 de abril de 2007

O PIRLITEIRO

Se alguem tem algum problema cardíaco, tem vantagem em conhecer esta planta.
Creio que foi o poeta Aleixo que escreveu:

Pirliteiro que dás pirlitos
Porque não dás coisa boa
Cada qual dá o que tem
Conforme a sua pessoa

O poeta no seu tempo, ignorava talvez as suas propriedades:
-Alivia as dores de angina de peito
-Faz baixar a hipertensão
-Ajuda o coração dos doentes cardíacos a bombear com mais eficiencia
-Corrige a irregularidade dos batimentos cardíacos (arritmia).

Recentemente, (1984), médicos americanos puseram em evidencia a sua poderosa acção cardíaca.
Estes arbustos que podem atingir a idade de 500 anos estão agora cheios de lindas flores brancas ou rosadas que podemos colher (cuidado com os espinhos) e beneficiar das suas propriedades. Ele tambem se chama espinheiro alvar e mais uns quantos nomes. Já colhemos bastante e beneficiamos das suas poderosas virtudes.

domingo, 22 de abril de 2007

O ZÉ DA FARMÁCIA

Foi lindo hoje aquele convívio para idosos! Começou na Capela de Santa Luzia ali na Moita com Missa e Procissão. Depois da "pose"para a fotografia, foi servido no salão, um farto almoço para todos os convidados. Eram cerca de duas centenas.
Eu conheci o Zé da Farmácia, na farmácia. Era lá o seu trabalho. Faleceu há cerca de dois ou três anos. Que em paz descanse!
Qual a ligação de um farmacêutico com o convívio de hoje? Foi ele precisamente que 16 anos atrás, teve a ideia de juntar em convívio as pessoas desta zona com mais de 65 anos. Creio que as despesas tem o apoio de alguns emigrantes mas ele foi o pai da idéia.
Palmas para o Zé.
Creio que hoje mais que nunca, as idéias movem o mundo.

segunda-feira, 16 de abril de 2007

O QUE EU APRENDI SOBRE O RÁDON

Que é um gas radioactivo natural isento de sabor, odor e cor. Ele é o resultado da decomposição natural do urânio e está presente nas rochas que contêm urânio: granito, xisto, fosfato e uranite. A maior parte deste gas liberta-se do solo e da rocha de forma inócua para a atmopsfera. Contudo, a elevada exposição a concentrações de rádon é perigosa e pode dar-se em duas circunstâncias :
-Inalação de rádon em nossas casas. Ele pode penetrar nas casas através das fundações, fendas e juntas ou é libertado para a atmosfera por chuveiros, máquinas de lavar loiça ou roupa.
A sua inalação pode aumentar os riscos de cancro do pulmão.
-A ingestão de rádon proveniente de fontes subterrâneas de água potável, pode aumentar o risco de cancro do estômago.
Que fazer? Não estou a ver-me a tomar duche sem respirar mas posso ter o cuidado de saber donde vem a água do meu banho. Quanto á ingestão de rádon através da água potável, pode tratar-se este estranho como se trata o cloro; não deixar que ele chegue ao nosso copo. Filtrar.

quinta-feira, 12 de abril de 2007

AINDA O CLORO

Foi sem espanto que ouvi hoje a notícia de excesso de cloro na água da rede pública na zona de Setúbal. Estas coisas acontecem. O importante porém, é estarmos preparados para estas situações. É tão simples quanto isto: instalar na torneira da nossa cozinha um sistema de tratamento que elimine o cloro. Alguns destes sistemas fazem a retenção do cloro em mais de 98%, e o seu preço é acessível. Como se fala em terrorismo, água contaminada com certos químicos, pode ser potável, passando por estes sistemas.

COLESTEROL

O que é? É uma substancia semelhante á gordura que circula no sangue. O organismo precisa dele para conservar as membranas das células e executar outras funcões vitais. O seu excesso, porém, pode bloquear as artérias e originar crises cardíacas. Ele é tranportado no sangue por dois tipos de proteínas: as lipoptotínas de baixa densidade (ldl) e as lipoproteínas de alta densidade (hdl), o chamado colesterol bom.
NÍVEIS ELEVADOS E SUAS CAUSAS
Dieta rica em gorduras saturadas como a carne de vaca, manteiga e laticínios gordos...
COMBATER O COLESTEROL NO DIA A DIA: Combater o excesso de peso, o tabaco e a falta de exercício e ingerir : alho, natural ou em cápsulas, vitamina E, vitamina C, crómio, alcachofra e psílio. Comer peixe gordo, cereais legumes e frutos... e, fazer exercício regular faz subir os níveis de HDL Colesterol bom. Esqueci-me de dizer que podemos encontrar o Crómio em qualquer suplemento alimentar de qualidade.

DESABAFO

Hoje deixei definitivamente de gostar do Senhor Engenheiro Sócrates. Eu sou assim.

terça-feira, 3 de abril de 2007

A ALIMENTAÇÃO DO CORAÇÃO SAUDÁVEL

Hoje aprendi que o nosso coração (que bombeia cerca de 248 litros de sangue por hora), pode ter uma vida mais saudável, se tivermos algum cuidado com a nossa alimentação. O recado é:
comer, pelo menos cinco doses de fruta e legumes por dia, fornece antioxidantes que ajudam a combater a doença. Os glúcidos complexos, como pão e massa de farinha integral, contêm vitaminas e nutrientes, que ajudam a reduzir os níveis de colesterol.

PARA UMA SAÚDE PREVENTIVA

As vitaminas e os minerais são nutrientes dos quais o organismo depende para cumprir todas as tarefas celulares e metabólicas inerentes a um bom funcionamento quotidiano. Basta a ausência ou insuficiência de algum destes nutrientes para desequilibrar o organismo e vencer a sua resistência perante alguma enfermidade.
Os complementos são substâncias potenciais que, em pequenas quantidades, evitam doenças e em quantidades maiores, podem ter grandes efeitos terapeuticos.
O facto de incorporar complementos nutricionais na dieta, é uma forma de colaborar activamente no nosso próprio bem-estar.

segunda-feira, 2 de abril de 2007

CLORO SIM , CLORO NÃO

O cloro usado na nossa água de consumo como desinfectante, faz um trabalho excelente, eu diria essencial para a qualidade da água que chega ás nossas torneiras. Acontece porém, que muitas pessoas não gostam do sabor a cloro. Que fazer então? Na minha forma de enfrentar esta questão, eu agradeço ao cloro o seu óptimo trabalho mas não sou obrigado a ingeri-lo junto com a água. Um bom filtro instalado á saída, retem o meu amigo cloro que fica assim impedido de entrar no meu copo. Sei que muitas pessoas não bebem água da rede por causa do sabor do dito. Com a retenção do cloro ou cloraminas a 98%, é bom consumir água da rede.