BEM-ESTAR

quinta-feira, 30 de agosto de 2007

A VITAMINA DO SOL


A vitamina D é conhecida como a vitamina do sol, porque pode ser produzida pela pele humana através da exposição dos percursores aos raios ultravioleta(UV) emitidos pela luz solar.

Para as pessoas com pele escura que vivam em ambientes enevoados ou poluidos, que experimentem longos invernos ou que não passem tempo suficiente ao ar livre durante as horas do dia, a produção desta vitamina do sol pelo seu organismo, pode ser muito reduzida para cobrir as deficiências na dieta alimentar.

Funções da vitamina D - regula a absorção dos minerais cálcio e fósforo os seus níveis sanguíneos e a sua inclusão nos ossos e dentes, a sua alegada mineralização, o que é essencial para lhes proporcionar força e resistência. Funcionando em bom "espírito de equipa" interage com outros nutrientes essenciais para combater as infecções, e contribui para manter a pele saudável e os músculos fortes. Deste modo, ajuda a reduzir o risco de infecções nos dentes, as alterações nas gengivas e de osteoporose, acelerando ainda a cicatrização das fracturas.


Fontes de vitamina D :

Naturais- Peixes gordos, gema de ovo, manteiga, fígado, óleo de fígado de peixe.

Sintetizado- Alimentos enriquecidos sobretudo derivados de gordura, mas em certos casos, no leite, sumos e cereais secos.

A vitamina D está essencialmente associada à influência que exerce sobre o crescimento e manutenção óssea.

7 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]



<< Página inicial