BEM-ESTAR

quinta-feira, 26 de julho de 2007

SOBRE A VITAMINA A


A vitamina A é uma vitamina essencialmente lipo-solúvel e é conhecida por contribuir para uma boa visão nocturna, o crescimento ósseo, uma pele saudável e as células epiteliais que revestem todas as aberturas do corpo ( nariz, garganta, pulmões, boca, estômago, intestinos, vagina e tracto urinário ) . A vitamina A ajuda ainda a regular e a suportar o sistema imunitário.

TIPOS DE VITAMINA A :

O retinol ( pura vitamina A ) tem a sua fonte em alimentos como o fígado, carne, ovos, manteiga, margarina e outros preparados de gordura.

Os carotenóides são as fontes vegetais da vitamina A e funcionam como percursores que o organismo converte em vitamina A, apenas na medida das suas necessidades, encontram-se nos legumes como cenouras, espinafres, couve, alimentos energéticos como bebidas para o pequeno almoço. Nos carotenóides não existe possibilidade de intoxicação que pode aparecer no consumo exagerado de fígado.

A vitamina A ajuda o sistema imunitário de duas formas :

- Mantendo a saúde da pele, das membranas mucosas e de outras formas de revestimento de superfície, impedindo assim que as bactérias e vírus nocivos se introduzam no organismo.

-Aumentando a produção e actividade dos glóbulos brancos que destóem as bactérias e vírus nocivos.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]



<< Página inicial